Previous Note: Exceptionally, this review is written in Portuguese.
À partida para a leitura deste livro, só tinha duas coisas como certas. A primeira, de que Livro era uma recomendação da minha livreira, Virgínia, da Livraria Lello, onde comprei o livro, a quem muito agradeço a recomendação. Disse-me que era um livro completamente diferente daqueles a que estava habituado a ler, mas encarei tal facto como algo positivo, dada a minha curiosidade incessante e abertura a novos temas, áreas e, neste caso, géneros literários. A segunda, de que conhecia o autor após ter lido e gostado bastante de um outro livro da sua autoria, Dentro do Segredo.
A análise deste livro será bastante peculiar, dado que, ao contrário do que é costume fazer, não irei resumir nem abordar o conteúdo do livro. No fundo, não quero retirar aos futuros leitores a sensação que eu senti ao ler o livro e, a certa altura, ser positivamente surpreendido pelo desenrolar da narrativa.
Foi, portanto, um livro que causou em mim um efeito tal que me permitiu vivenciar uma panóplia de experiências e sensações enquanto o lia. Dei por mim a rir-me como se tivesse ouvido uma anedota, mas também a ficar surpreendido pela imprevisibilidade de muitas situações descritas. Ainda enquanto escrevo esta análise penso em várias partes do livro, e confesso que nem todos os livros, aliás, quase nenhum causa em mim tal efeito.
A tudo isto, juntou-se um tipo de escrita de que aprecio bastante, de que realmente gosto. Rica em conteúdo, próxima do leitor e sempre um quanto cinemática, de cariz sensorial.
A ti, meu caro leitor, desejo que sintas com este (ou neste) Livro o mesmo que eu senti quando o li.
Por todos estes motivos e por muitos mais que não consigo colocar em palavras, Livro tornou-se o meu livro favorito, ao contrário das expectativas iniciais. Recomendo vivamente, como de costume, a sua leitura, mas desta vez com um costume diferente, especial.
P.S.: Quem leu/ler o livro, perceberá o negrito usado nesta análise.
Rating 5/5
Read in 2022